
A norma de desempenho, conhecida no meio técnico como NBR 15.575:2013, é uma norma técnica publicada em 2013 e tem como objetivo definir requisitos mínimos, intermediários e avançados de diferentes níveis de desempenho que as edificações podem ter. Por mais difícil que pareça de entender, sua importância é bem simples: todo serviço na construção, desde o projeto até a execução precisam ter uma garantia de que irão perdurar por um prazo estabelecido de tempo e é isso que ela vem definir a nós.
Essa norma possui seis partes e destrincha sobre os mais variados campos dos serviços de construção, tais como serviços de projetos, execução de estruturas, impermeabilização, drenagem, hidrossanitários e por aí vai. Algo que ela traz ao proprietário fina do imóvel é o conhecimento sobre como cada parte da construção deverá se comportar de acordo com o padrão projetado. Assim sendo, um proprietário de imóveis populares deverá entender que seu bem deverá atender a um desempenho mínimo e um proprietário de uma casa de alto padrão poderá requerer um desempenho bem mais elevado. Além disso, a norma de desempenho apresenta a vida útil de projeto que estabelece quantitativamente quantos anos cada sistema deverá durar com as devidas manutenções. Isso também é de suma importância uma vez que projetista, executor e cliente final são igualmente importantes para que os sistemas alcancem ao desempenho que foi determinado.
Em conclusão, a norma de desempenho dá poder ao cliente final de exigir que os serviços prestados sejam feitos com qualidade e ao mesmo tempo dá a responsabilidade do mesmo realizar as manutenções para que os sistemas perdurem o prazo estabelecido.
Não se esqueça que se você deseja que seu sonho seja executado com qualidade, na Suném você encontra uma equipe qualificada e preparada para executar seu projeto com todo o desempenho que uma casa de alto padrão precisa!
Data: 23/01/2023