
Abajures, luminárias, spots, arandelas, pendentes, balizadores e lustres: se hoje você for ao mercado de construção para escolher os tipos de iluminação que pretenderá usar em sua casa é bem provável que ficará perdido em meio a tantas opções. Com o objetivo de guiar a sua busca, neste artigo você conhecerá os sete tipos de lâmpadas existentes no mercado com suas vantagens e desvantagens de uso.
A primeira e conhecida por muitos é a lâmpada incandescente: essa lâmpada aquece um fio interno que passa brilhar pelo fenômeno conhecido como ‘efeito Joule’. Essa lâmpada saiu do mercado há alguns anos pois com os avanços tecnológicos, essa lâmpada não era mais párea à eficiência energética trazida pelas lâmpadas que discorreremos a seguir. O segundo tipo são as lâmpadas halógenas que são melhores que as incandescentes, entretanto ainda assim não são mais tão eficientes. Há vários modelos no mercado que ainda possuem atratividade, são eles as lâmpadas dicroicas, PAR20, PAR30, palito, halopin, e AR e seu uso é em decorações e jardins. As fluorescentes possuem uma fidelidade de cor maior que suas antecessoras e trouxe além disso um consumo menor com maior durabilidade, todavia elas demoram para acender na maioria das vezes. A lâmpada LED ganhou o mercado mesmo sendo mais cara pois trouxe um outro significado à eficiência em termos de iluminação e além disso se encaixa em diversos modelos que eram até então ocupados por outros tipos de lâmpada. Partindo para algo mais específico, as lâmpadas de descarga são usadas em projetos de vias e industriais pois são as lâmpadas que costumamos ver nos postes de luz. Ela não é o tipo perfeito para sua casa pois muda muito a cor que vemos e além disso demoram cerca de quinze minutos para atingir sua potência máxima. Chegando perto do fim, as lâmpadas de fibra ótica são perfeitas para quem busca algo diferente para colocar na decoração e ainda assim economizar na energia. Finalizando, os neons são lâmpadas de decoração também e populares pelas cores extravagantes, porém o reator gera um certo ruído.
É super importante conhecer os itens que levará para casa e saber os mais eficientes para gastar menos com energia, porém tenha sempre em mente que existem várias considerações a serem feitas para decidir a iluminação de uma residência e o melhor a fazer é investir num profissional capacitado para tal.
Tal como a decisão da iluminação, é muito importante também que a execução do seu sonho esteja em boas mãos e de construir sonhos a Suném entende. Contate-nos hoje e garanta que sua obra terá os melhores especialistas cuidando dela!
Data: 16/01/2023